22 dezembro 2007

José Soeiro: Porta 65 é prova do fracasso deste governo

José Soeiro denuncia violência da praxe



José Soeiro, o novo deputado do BE, denunciou na AR os casos de violência nas praxes universitárias, elencando vários casos de pessoas mortas e feridas na sequência de actos de humilhação dos novos alunos das universidades. Defendeu a importância do apoio psicológico e jurídico às vítimas da praxe e o fim do encobrimento das agressões por parte das escolas. "O Estado de direito não pode ficar à porta da universidade", concluiu.

Bloco chama Ministra da Educação ao Parlamento

Afinal não são apenas as Escolas Privadas que seleccionam alunos em função das notas e da classe social. Um estudo promovido por investigadores do ISCTE, publicado no JN, mostra que há escolas públicas que recusam matrículas de alunos "mais problemáticos" e outras que se tornam em "guetos de exclusão". O Bloco de Esquerda considera estas condutas inconstitucionais e já chamou a Ministra da Educação ao parlamento, "num momento em que a divulgação dos rankings pode conduzir ao aumento destas práticas".
Ler mais...

Bloco vai apresentar lei contra aumento de propinas de mestrado

Num debate com estudantes do Politécnico de Bragança, Francisco Louçã anunciou que o Bloco está a preparar uma iniciativa legislativa para evitar o disparar dos preços das propinas de mestrado, que o processo de Bolonha tornou no segundo ciclo do ensino superior, ao fim de três anos de licenciatura. O Bloco quer que as novas propinas não possam ultrapassar o preço das propinas de licenciatura.
Ler mais...

19 outubro 2007

Conferência de Jovens do Bloco já tem boletim de debate

Conferência Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda realiza-se a 10 de Novembro, em Lisboa. Com a publicação do primeiro boletim de discussão, têm início os debates preparatórios, até ao dia 1 de Novembro. Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro tem lugar a eleição de delegados. Existem duas moções em alternativa: "Começar de novo: Jovens na luta socialista" e "Por um Bloco mais à Esquerda e uma juventude militante e combativa". Leia aqui o primeiro boletim.

08 outubro 2007

Batasuna: detenção de militantes é "declaração de guerra"

Pernando Barrena, porta-voz da organização independentista Batasuna, afirmou em San Sebastian que as detenções de 23 membros do partido feitas na madrugada de quinta para sexta-feira devem ser lidas como uma “declaração de guerra em toda a regra do governo espanhol ao independentismo basco”.A detenção foi ordenada pelo juiz Baltasar Garzon, depois de relatos que davam conta de uma reorganização do partido ilegalizado para continuar a apoiar a ETA.
Ler mais...

Dossier Che Guevara

O Dossier desta semana do Esquerda.net é dedicado a Ernesto Che Guevara, quando se assinalam os 40 anos da sua morte, na selva da Bolívia, em 9 de Outubro de 1967. Começamos com um completo documentário biográfico, Che Guevara - Hasta la Victoria Siempre! de Ferruccio Valerio. Em seguida, Michael Lowy resgata o pensador inovador do marxismo latino-americano. Numa entrevista, a cubana Celia Hart fala sobre o recém publicado livro de Che Apontamentos Críticos ao Manual de Economia Política da URSS, que ficou inédito por quase 40 anos. O coordenador do MST do Brasil, João Pedro Stédile, escreve sobre o legado de Guevara, e a filha, Aleida, recorda o pai e nos seus Diários de Motocicleta. A suprema ironia da história foi que médicos cubanos ajudaram o assassino de Che a recuperar a visão. Finalmente, uma selecção de filmes e links. Dossier Che Guevara .

27 setembro 2007

Ensino Superior: petição pelo alargamento do prazo de discussão do RJIES

Na próxima sexta feira será debatida na Assembleia da República uma petição, apelando para o alargamento do prazo de discussão do novo Regime Jurídico para as Instituições do Ensino Superior (RJIES). O governo e a maioria PS rejeitaram o alargamento do prazo de discussão e aprovaram mesmo o RJIES em Julho passado.Veja neste vídeo a opinião dos promotores da petição.

Artigo de Opinião

Três mentidos do governo
Durante o último fim de semana, o Governo dedicou três desmentidos - em quatro comunicados - ao Bloco de Esquerda. Tanto frenesim pode parecer estranho, e é mesmo. O Ministério da Saúde fez dois comunicados, o da Educação um e o do Ambiente outro. O Secretário de Estado do Ambiente foi despachado para a RTP, para uma resposta que pretendia acusar-me de "mentir". Os outros comunicados afinavam pelo mesmo diapasão.Alguma imprensa manifestou espanto e procurou os socratólogos, especialistas em interpretação das manobras governamentais. Parece-me que perdem tempo, porque o caso é simples. O governo não gosta de ser contrariado, não admite ser desmentido pelos factos, assusta-se quando é apanhado em negócios. E foi simplesmente isso que aconteceu.
Francisco Louçã

Acta secreta revela que guerra do Iraque já estava decidida um mês antes

Quatro semanas antes da invasão do Iraque, o presidente dos EUA, George W. Bush, já tinha decidido lançar a acção militar, independentemente das decisões da ONU, e deu disso conta ao então presidente do governo espanhol, José Maria Aznar, numa reunião no seu rancho do Texas. Na acta desse encontro, que se mantinha secreta até hoje e foi divulgada pelo jornal El País, surge um Aznar preocupado e pedindo ajuda para convencer a opinião pública do seu país (uma semana antes da reunião, as manifestações antiguerra em Espanha juntaram 3 milhões de pessoas), e um Bush ameaçador para os restantes países do Conselho de Segurança, entre eles Chile, México e Angola, e referindo-se a Chirac como o Mister Arab.

24 setembro 2007

Louçã: Sócrates é porteiro dos grandes negócios

Francisco Louçã acusou o primeiro-ministro, José Sócrates, de ser o "porteiro dos grandes negócios" ao permitir que a pedreira do Outão, na serra da Arrábida, que abastece a cimenteira Secil, seja duplicada e utilizada por mais 37 anos. O coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda falava na sessão de encerramento da Conferência Internacional das Jornadas das Alterações do Clima, realizada sábado em Lisboa, e que o portal Esquerda.net transmitiu em directo. Antes, Louçã mostrara um vídeo em que Sócrates, quando era ministro do Ambiente, falava em limitar fortemente as pedreiras da Arrábida e admitia a intervenção do Estado, se os valores ambientais assim o exigissem, por exemplo, através da expropriação.
Ler mais...

Grã-Bretanha tem plutónio para 17000 bombas nucleares

Um relatório da Royal Society publicado sexta-feira, refere que o plutónio armazenado na Grã-Bretanha duplicou na última década.
O plutónio acumulado, mais de 100 toneladas, é suficiente para fabricar 17000 bombas nucleares, semelhantes à que destruiu a cidade japonesa de Nagasaki em 1945. O plutónio, que provém principalmente do urânio reprocessado usado nas centrais nucleares, tem sido armazenado "sem uma estratégia para a sua eliminação ou para eventual uso futuro". A Royal Society alerta ainda para que o governo britânico mude as condições "inaceitáveis" em que o plutónio está armazenado na central de Sellafield, no noroeste da Inglaterra, que consideram vulnerável a um ataque terrorista".
Ler mais...

23 setembro 2007

1435 IVG em dois Meses

Desde o dia 15 de Julho - data da entrada em vigor da nova lei do aborto - até ao início da tarde desta quinta-feira, foram efectuadas nos hospitais portugueses 1435 interrupções voluntárias da gravidez (IVG), revelou o presidente da Comissão de Saúde Materna. Um estudo acerca do perfil das mulheres que abortaram será efectuado no princípio de 2008, quando passarem seis meses desde a introdução da nova lei.
Ler mais...

"Só a Luta vence o abuso"

"Só a luta vence o abuso" é o slogan dos cartazes que o Bloco pôs na rua desde o fim de semana passado. Com esta iniciativa, o movimento quer dar a conhecer os temas que vão dominar a agenda do debate com o governo Sócrates no Orçamento de Estado. O cartaz aponta o desemprego, a precariedade e os juros altos como os sintomas de um "país posto no prego" pelo social-liberalismo.

04 setembro 2007

Principal partido suiço faz campanha xenófoba

O Partido do Povo, a principal formação política da Suiça, iniciou uma campanha xenófoba pela expulsão de famílias inteiras de imigrantes que tenham feito declarações falsas ao Estado para obter mais benefícios, ou cujos filhos tenham sido condenados por crimes violentos ou relacionados com drogas. Utilizando como imagem gráfica um cartaz com uma ovelha negra a ser expulsa por várias ovelhas brancas, o Partido do Povo pretende recolher 100 mil assinaturas para referendar esta questão. A ser aprovada, seria uma lei única na Europa. Os activistas anti-racistas avisam que se trata de uma cópia de uma lei Nazi que obrigava todos os familiares de uma pessoa a serem condenados pelo mesmo crime.
Ler mais...

02 setembro 2007

Novidade: Video do 4ºAcampamento 2007

Cobertura do Fórum "Socialismo 2007"

"O que nos querem implantar em Portugal é uma política laboral de salários reduzidos e flexibilidade total na retirada de direitos aos trabalhadores, é dado adquirido que frente a este relatório o Código de Bagão Félix é muito pouco", denunciou Mariana Aiveca ontem durante o Encontro do Bloco de Esquerda "Socialimo 2007". A esquerda socialista está confrontada com este monstro e há que responder a esta política combatendo-a, disse ainda a deputada do Bloco. "Os combates fazem-se como nos comboios, com estações e apeadeiros servindo sempre o sentido destes passageiros, numa luta diária e constante pela defesa de uma vida digna".

01 setembro 2007

Artigo de opinião

Aquele que morreu interpela-nos - tributo a Eduardo Prado Coelho
A morte dos outros liberta-nos um pouco do sectarismo íntimo. Ao saber que Eduardo Prado Coelho morrera procurei, de imediato, os meus recortes de imprensa. E admirei-me por serem tantos e tão diversificados, no conjunto, desses recortes, os textos por ele assinados. Qualquer texto liberta-se do autor no momento em que é terminado, editado e publicado. Mas estes permanecem-lhe estranhamente ligados, como se o autor respirasse através deles e continuasse a interpelar-nos. Há um estilo muito próprio, inconfundível, entre o erudito e o coloquial, por onde perpassa, amiúde, um tom de provocação, mas também singelas incursões no quotidiano.
(João Teixeira Lopes)

Guerra e o Médio-Oriente na abertura do Socialismo 2007

Começou na noite de sexta-feira um fim de semana de debates sobre as ideias que marcam a actualidade do pensamento socialista. No arranque do "Socialismo 2007", a globalização e a guerra foram os temas fortes das intervenções de Ana Drago e Rudolph El Kareh, sociólogo libanês. Este sábado a iniciativa prossegue durante todo o dia nas instalações do IPJ (Parque das Nações) em Lisboa.

Ler mais...

31 agosto 2007

Balanço possitivo no fim do 4ºAcampamento

Chegar, pôr em comum, arriscar. Pensar, criticar, descobrir. Ver, ouvir, refletir. Tocar, sentir, libertar. Criar, dançar, exprimir. Partilhar, subverter, protestar. Construir, mudar, saber. Conhecer, agir, transformar. Ensaiar, insistir, experimentar. ACAMPAR.
Nota: Podes ver todas as fotos na nossa Galeria

Nasceu em São Gião, de 17 a 19 de Agosto um pequeno novo MUNDO. Militantes e simpatizantes do Bloco, montaram as tendas num espaço único. Com debates, workshops, festas, teatro, dança, música e muito convívio e imaginação, este acampamento foi o ensaio de um mundo tal como o queremos: um mundo mais justo, mais sensível, mais livre! Um mundo que é NOSSO, onde as discriminações e os preconceitos são deixados à porta. Um lugar construído em conjunto, no qual todos desempenhamos um papel.

Louçã acusa governo de querer endividar estudantes pobres

Francisco Louçã criticou em Olhão os empréstimos bancários que o governo anunciou para financiar os estudos dos alunos das Universidades portuguesas, considerando que se trata de mais um favor feito à banca à custa das famílias mais desfavorecidas, que são as que necessitam de recorrer aos empréstimos. Depois de generalizar o pagamento de propinas para um serviço que devia ser gratuito, o governo propõe agora que os estudantes se endividem durante os estudos, começando a vida profissional com altos compromissos financeiros perante a banca.

Há mais de 50 mil licenciados no desemprego

No Comício do Bloco de Esquerda em Portimão, na passada sexta-feira, Cecília Honório lembrou que 15% dos jovens estão desempregados e que mais de 50 mil licenciados não têm emprego. A dirigente do Bloco afirmou que os anunciados empréstimos aos estudantes podem endividar as famílias e são um sinal da progressiva privatização do ensino que o Governo tem em marcha. Sobre o veto de Cavaco Silva à lei sobre responsabilidade civil extra-contratual do Estado, Francisco Louçã defendeu que os objectivos da lei devem ser mantidos e que não devem ser motivos de ordem orçamental a limitar os direitos dos cidadãos perante o Estado.
Leia a notícia aqui.

11 agosto 2007

Jornal de Verão do Bloco

A receita do governo Sócrates é comer e calar é o título do jornal de Verão do Bloco de Esquerda. Nele são divulgadas duas iniciativas do Bloco: as jornadas sobre as alterações climáticas e socialismo 2007. No jornal pode também ler "listas de espera para cirurgia são uma vergonha" e cinco propostas do BE sobre a saúde.No jornal de Verão, é publicado ainda um artigo de Miguel Portas sobre a presidência portuguesa da União Europeia: "Sem ondas".
Clique para aceder ao jornal de Verão em pdf

Artigo de opinião

Os augúrios de Marcelo Rebelo de Sousa para o governo de 2009
O professor Marcelo Rebelo de Sousa é uma das únicas pessoas neste país que é ao mesmo tempo uma instituição. Acarinhamos os seus gestos, a sua intriga, a sua maledicência, as suas insinuações, como os seus raciocínios e informações. Habituámo-nos a ele, é tudo.Por isso, os seus leitores e leitoras sabem bem que o desejo se confunde muitas vezes com a realidade, e que a manobra contamina a política. Um exemplo recente é a nota de Rebelo de Sousa acerca do acordo entre José Sá Fernandes e António Costa na Câmara de Lisboa. Escreve Rebelo de Sousa, no Sol, que ou Sá Fernandes vai infernizar a vida ao presidente da Câmara, ou tudo isto é um ensaio para um futuro governo Sócrates-Louçã em 2009. Ler Mais
(Francisco Louçã)

08 agosto 2007

Artigo de Opinião

2009 de sua Graça...
"O acordo assinado na CML tem que ser lido como um primeiro passo para a entrada do BE na área governativa - o sonho há muito acalentado por Miguel Portas, Louçã e Fazenda", garante a Política Operária em texto que o Público divulga. Há muito, mais precisamente desde que o Bloco nasceu, que Francisco Martins Rodrigues prevê o "inevitável". E há oito anos que a previsão se engana. Agora insiste. E assim o continuará a fazer pelos anos vindouros. Sem novidade, portanto. Uma só dúvida assalta o meu espírito: a palavra "sonho". Se este é o que a presciente Política Operária descreve, porque haveríamos de andar a "perder tempo" no BE?...

Ler Mais

(Miguel Portas)

06 agosto 2007

IV Acampamento Nacional d@s Jovens BE

Comunicado
De 17 a 19 de Agosto de 2007, vai realizar-se o IV Acampamento Nacional d@s Jovens do BE, em S. Gião (Serra da Estrela) voltando assim para a Beira Interior.
Este será um espaço revolucionário, aberto a tod@s, sejam ou não do Bloco. Um lugar privilegiado para pôr em comum experiências contra a corrente, exercer o direito a sonho e trocar ideias para mudar a vida.

Um espaço com Debates, workshops, Filmes, animação e concertos… o IV acampamento é um momento de liberdade, autonomia, discussão, convívio e construção de alternativas. Num espaço autogerido, participado e construído por cada um, vamos em conjunto ensaiar uma cidade para todos, feita por todos, para um outro mundo ser possível.

Durante os 3 dias, várias ideias estarão em debate: dia 18, “Para que servem os colectivos de estudantes?”, “Educação Sexual,” “Cimeira EU-África e G8”e no dia 19, ”Alterações climáticas”, “E tu, FERVES?”, “Media e informação alternativa”.
Além disso vamos dar lugar à nossa expressividade e criatividade rebelde, através das artes circenses, dos ritmos e percussões, do teatro ou das artes murais.
Preço: 30€ com direito a transporte, alimentação e participação nas diversas actividades.
Inscrições até dia 12 de Agosto para jovens_be_guarda@hotmail.com


Com os nossos cumprimentos,

Aos, 6 de Agosto de 2007
P´lo Núcleo d@s Jovens do BE do Distrito da Guarda
Marco Loureiro

02 agosto 2007

Socialismo 2007 - Folheto

O Bloco de Esquerda organiza a iniciativa Socialismo 2007, um Fórum de
ideias com debates e workshops, que terá a sessão de abertura a 31 de Agosto às 21 h e decorrerá nos dias 1 e 2 de Setembro. Aqui pode aceder
(clicando no link ou na imagem) ao folheto, que divulga o programa, os
participantes e tem também uma ficha de inscrição.
Contacte para o e-mail socialismo2007@esquerda.net

22 julho 2007

Louçã: O Governo onde manda, manda o pior autoritarismo

No debate do Estado da Nação, Francisco Louçã criticou as posições assumidas pelas confederações patronais, afirmando que "a elite económica entende que, para se ter emprego, é preciso o cartão do PS ou do PSD", denunciou a decisão da administração do Metropolitano de Lisboa que enviou uma nota de culpa a 80 trabalhadores por terem paralisado na greve geral de 30 de Maio e concluiu: "o Governo onde manda, manda o pior autoritarismo".

19 julho 2007

Artigos de Opinião

A crise das direitas tem sentido?

Na sequência dos resultados eleitorais em Lisboa, tanto o PSD como o CDS mergulharam numa crise vertiginosa. Era de esperar. O PSD tem o pior resultado de sempre, depois de ter governado a Câmara durante 6 anos, de ter escolhido Carmona para presidente e de se ter desentendido com ele. E, no PSD, o desgaste da direcção é muito acentuado e todas as oposições preferem a substituição de Marques Mendes. O CDS não elege, pela primeira vez na sua história, e percebe-se que teria tido mais hipóteses com a vereadora que abandonou o partido, Maria José Nogueira Pinto. Paulo Portas quis testar a sua liderança e perdeu. Era portanto de prever que os dois partidos de direita entrassem em convulsão. Ler Mais

(Francisco Louçã)

--------------------------------------------------------------------
RJIES: porquê tanta pressa?

Ainda esta semana a Assembleia da República vai aprovar o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). O RJIES representa a mais profunda reforma do ensino superior desde a aprovação da lei da autonomia das universidades em 1982. O RJIES tem como um dos seus eixos centrais uma estratégia de atracção de capitais privados para as universidades públicas. Esta por sua vez insere-se numa estratégia europeia de aumentar o investimento privado no sector do ensino superior ditada pela competição entre a UE e os Estados Unidos. Ler Mais
(Rui Borges)

Dívidas da CMG às freguesias

A Câmara da Guarda tinha uma dívida para com as Freguesias do concelho, de mais de três milhões de euros, em Maio do ano passado.
Um documento do Departamento Financeiro, datado de 19 de Maio de 2006, revelava que a dívida era superior a pouco mais de três milhões de euros, menos 400 mil euros que em Dezembro de 2005.
O vice presidente, admitiu não ser ainda possível quantificar o montante global em dívida porque o Gabinete de Apoio às Freguesias, juntamente com o Departamento de Obras Municipais, estão a analisar os acordos celebrados.
«Não haverá cativação de verbas, mas as Juntas terão que recorrer cada vez mais a formas alternativas de financiamento, porque a autarquia vai transferir verbas à medida das suas capacidades financeiras. E para transferir é preciso haver verbas», avisou. De resto, recordou que os serviços têm apoiado as Juntas na procura de outros financiamentos e a fazer candidaturas.
Ou seja, quem quiser realizar obras tem de procurar financiamento pois os cofres da Câmara já há muito que não apoiam as obras nas freguesias.
Só que, enquanto há ainda freguesias sem abastecimento de água e sem saneamento básico, dinheiro para festas e festinhas não falta.

É disto que o meu povo gosta!!!!

Pobres mas alegres, parece ser o lema da autarquia!!!!

11 julho 2007

Jornal ESQUERDA, edição de Julho


Neste número: Entrevista com José Sá Fernandes; Vª Convenção do Bloco de Esquerda; Divórcio: o debate começou só; 100 anos de lutas, o outro lado da CUF ; Greve geral: ameaças, participação e oportunidade; Canábis, loucura, morte?; Trabalho e globalização - Primavera liberal, artigo sobre os relatórios de Primavera da FMI e do Banco de Portugal; No Global: Rostock, 80 mil contra 8; Rostock, cimeira alternativa ;Europa minimal; Entrevista com Helmut Scholz, do partido "A esquerda" (Die linke) da Alemanha

Esquerda 21 (clique no link para aceder ao pdf)

10 julho 2007

Geração dos 500 euros


Os "call centers" empregam em Portugal 50 mil pessoas, em grande parte jovens, refere o DN desta 2ª feira. Na sua esmagadora maioria, estes trabalhadores são precários, empregados por empresas de trabalho temporário. Muitos destes jovens trabalhadores dos call-centers são licenciados e em geral, para além da precariedade do trabalho, recebem um salário baixo. É a chamada geração dos 500 euros, que não encontra outro emprego que não seja precário, com baixa ou nenhuma aplicação dos seus saberes e com salários baixos.
Ler mais...

09 julho 2007

Vem aí o IV Acampamento Nacional d@s Jovens

IV ACAMPAMENTO DOS JOVENS DO BLOCO DE ESQUERDA

15 a 19 de AGOSTO 2007
S.Gião (Serra da Estrela)

PREPARAD@ PARA MUITA ANIMAÇÃO?

MARCA JÁ NA TUA AGENDA...

DEBATES
drogas, habitação, educação, trabalho, sexualidades,
ecologia, internacionalismo, entre muitos outros...

WORKSHOPS

FESTAS

ESPAÇOS TEMÁTICOS

ANIMAÇÃO

FILMES

CONCERTOS

LIBERDADE!
Nota: Muito em breve terás aqui todas as informações sobre o acampamento, se tiveres dúvidas contacta-nos para o e-mail: jovens_be_guarda@hotmail.com

06 julho 2007

Novos caminhos para a Educação


O PodEsquerda nº 36 tem como Tema as reflexões sobre "Educação, Neoliberalismo e Democracia", apresentadas numa conferência que o Bloco promoveu em 30 de Junho. Ouça, na reportagem intervenções de António Nóvoa, Jurjo Santomé, Manuel Sarmento, Cecília Honório e Francisco Louçã. Na rubrica Aconteceu trazemos os sons do protesto estudantil no dia 28 de Junho contra o novo Regime Jurídico para as Instituições do Ensino Superior (RJIES).

28 junho 2007

Marcha do orgulho gay: igualdade para todos


A oitava edição da Marcha do Orgulho Lésbico, Bissexual, Gay e Transgénero juntou no sábado centenas de pessoas em Lisboa, reivindicando a igualdade de direitos para os que têm diferentes orientações sexuais. Depois da leitura de um manifesto do movimento, feito pelas associações organizadoras, a marcha foi do Príncipe Real ao Rossio, ao som de palavras de ordem pela igualdade de direitos e do lema "igualdade para todos aqui e agora". "Esta marcha é uma forma de intervir na sociedade, de fazer ouvir a voz das pessoas que se sentem discriminadas em função da sua orientação sexual, disse ao Esquerda.net Eduarda Ferreira, da associação Clube Safo.

Socialismo 2007 - apresentação


No fim de semana de 1 e 2 de Setembro, o Bloco organiza a iniciativa SOCIALISMO 2007, um Fórum de ideias que irá incluir debates e workshops sobre política, ciências, artes, etc. Um espaço de reflexão e convívio para o qual todas e todos estão convidados. Com várias sessões a decorrer em simultâneo, ao todo são mais de 30 debates e oficinas com temas relacionados com América Latina, Ambiente, Cinema, Dança, Economia Política, Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Música, Religiões, Trabalho e Classes Sociais. Aceda a cartaz em pdf
Ler Mais...

Jornadas das alterações do clima

De Julho a Setembro de 2007, o Bloco de Esquerda vai realizar as jornadas das alterações do clima. As jornadas terão início no dia 14 de Julho em Setúbal, com uma iniciativa subordinada ao tema "Novas e Velhas Pressões no Litoral" e encerrarão com uma Conferência Internacional no dia 22 de Setembro em Lisboa. Acede aqui a cartaz em pdf
Ler Mais...

Ensino Superior: Movimento Parar a Lei

O novo Regime Jurídico do Ensino Superior é hoje discutido e votado na generalidade no plenário da Assembleia da República. Reagindo à "pressa" com que o Governo pretende aprovar o novo diploma, o Movimento "Parar a Lei" dinamiza uma concentração à porta da Assembleia da República. Estudantes, professores, investigadores e funcionários estão contra o fim da democracia interna nas Universidades e a passagem destas a fundações de direito privado. Ontem, este Movimento entregou uma petição com mais de 5 mil assinaturas exigindo um período de discussão mais alargado. Jorge Miranda, Adriano Moreira, Augusto Marteus, Marcelo Rebelo de Sousa e António Nóvoa são alguns dos subscritores do documento. Também todos os partidos da oposição estão contra o calendário apertado de discussão e votação da nova Lei.Oiça aqui a opinião de Ana Bastos, subscritora da petição.

O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)é debatido e votado hoje na Assembleia da República, ao mesmo tempo que estudantes e representantes dos professores se concentram em protesto à porta do parlamento.
Entre outros pontos, os estudantes consideram que a proposta de diploma levará à privatização e elitização do Ensino Superior, retirando poder aos alunos e dificultando a sua participação na vida académica. Também os reitores e professores contestam a passagem das universidades a fundações de direito provao e o fim da eleição do Reitor pela comunidade académica.
Ontem, os estudantes do Norte e centro do País viajaram em diversos autocarros e carros até Lisboa, pela auto-estrada A1, em marcha lenta, e pagaram a portagem, em Alverca, com moedas de 1 cêntimo, como forma de protesto, provocando um engarrafamento no local. Também o Movimento "Parar a Lei" que reúne estudantes, professores, investigadores e funcionários, entregou uma petição na Assembleia da República com mais de 5 mil assinaturas.Os Reitores reuniram-se com o Presidente da República, apelando para um eventual pedido de fiscalização da constitucionalidade do diploma. "O reitor não deve ser considerado o quadro superior da empresa, nem um chefe de divisão. Não deve portanto ser seleccionado por um concurso público como se se tratasse de um quadro de empresa. É um órgão de governo. Este novo processo retira o poder político que o reitor deve ter para poder conduzir a universidade", afirmou Seabra Santos à Lusa.

A Comissão de Educação, Ciência e Cultura discutiu ontem o calendário de discussão e votação da proposta do Governo, tendo o debate sido dominado pelas críticas dos partidos da oposição à "pressa" com que o Governo quer fazer passar o diploma, nomeadamente antes do final do ano parlamentar (20 de Julho). O próprio Presidente da Comissão, António José Seguro, admitiu "que o momento não é adequado para debater uma questão como esta", apesar de a AR dever ter uma "atitude de cooperação institucional" com o Governo. O calendário de discussão, que ainda não está fechado, prevê audições dos interessados a 9 de Julho e a discussão na especialidade a 17 de Julho. Para Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, esta proposta é "inconcebível e inaceitável" e inviabiliza "o debate profundo e alargado" que o documento deve ter.

12 junho 2007

Coimbra: cordão humano contra aumento de propinas


Cerca de 350 estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) fizeram um cordão humano contra o aumento de propinas no Instituto Politécnico local. Actualmente, os 1.749 alunos da ESEC pagam 650 euros anuais. A intenção anunciada é de fixar a propina única em 750 euros no próximo ano e 850 daqui a dois anos.
Segundo Laurindo Filho, presidente da associação de estudantes da ESEC, o Conselho de Gestão do Politécnico de Coimbra anunciou em Abril a intenção de aumentar as propinas para 750 euros, mas o Conselho Geral do Instituto, num parecer não vinculativo, "chumbou" a pretensão de estabelecer uma propina única para todas as escolas da instituição.
Além do cordão humano, os estudantes da Escola Superior de Educação afixaram faixas negras em redor da escola - em sinal de luto académico - e estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado contra o aumento das propinas.
O cordão humano serviu ainda de protesto contra o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pelo Conselho de Ministros. Para Laurindo Filho, este regime "retira aos alunos a participação nos órgãos da escola".
Para o início do próximo ano lectivo, estão previstas novas formas de luta, que pode chegar ao encerramento da escola.

16 maio 2007

5ª Convenção Nacional do BE (Debates nº2)

Este número do Debates, o boletim de debate para a 5ª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, contém Propostas de Alteração às Moções de Orientação, Propostas de Alteração aos Estatutos e Contributos para os debates da Convenção.
Acompanhe, no Debates 2, o debate no Bloco de Esquerda sobre as opções para a 5ª Convenção Nacional do BE.

Afeganistão: BE exige retirada das tropas portuguesas

Num debate com bloquistas em Santo André, Francisco Louçã lembrou a posição do Bloco de Esquerda: «Os soldados portugueses devem sair de lá o mais depressa possível, acho que não estão lá a fazer nada». Acrescentou ainda que «o governo afegão é um governo de narcotraficantes» e que «aquela guerra é um disparate».
Ler mais...

Movimento Cívico "PAREM O PNR"


O movimento cívico "PAREM O PNR" foi criado no dia 25 de Abril de 2007. Após a tomada de consciência que era imperativo agir determinadamente perante o renascimento do nazi-fascismo no nosso país, um grupo de cidadãos de vários quadrantes políticos decidiu reunir-se e lançar as primeiras bases daquela que será a plataforma que irá congregar vários movimentos, organizações e partidos anti-fascistas, anti-racistas, anti-homofóbicos e anti anti-semitas. Somos um movimento pela liberdade e pela democracia, por isso opomo-nos ao totalitarismo, ao obscurantismo, à tirania e à opressão ditadas por estes nazi-fascistas. Além disso, o movimento dispõe deste blogue, que servirá como “depositário” de informação relativa ao PNR e ao movimento skinhead neo-nazi português, para que desta forma, todos os portugueses que "naveguam" na Internet saibam com que linhas se coze este partido. Aqui será provado que estes senhores são os supremos violadores do Artigo 240º do Código Penal e do Artigo 46º da Constituição da República Portuguesa. Juntos combateremos a sombra nazi-facista! Juntos lutaremos pela liberdade! Juntos por um Portugal livre!

Video da Manifestação pela legalização da cannabis

Ao som de música reggae, varias centenas de manifestantes marcharam pelas ruas de Lisboa e do Porto, com palavras de ordem pela legalização da cannabis. «Maria Alegria», «Maria Liberdade», «Contra a repressão, pela legalização», «Sem vítima não há crime», foram alguns dos slogans ouvidos. Veja o vídeo da manifestação de Lisboa.

25 abril 2007

Viva o 25 de Abril! Viva a liberdade!






A voz da revolução: Grândola Vila Morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade


"Zeca Afonso"

08 abril 2007

Racismo na UNB (Brasil)

Extrema Direita ameaça Gato Fedorento

Os Gato Fedorento têm vindo a receber ameaças da extrema direita por via da internet. Segundo o Diário Notícias, a polícia leva a sério as ameaças e os humoristas têm, neste momento, protecção policial. Segundo o Portugal Diário, a extrema direita chegou mesmo a sugerir uma visita ao colégio frequentado pela filha de Ricardo Araújo Pereira. As ameaças estão a ser feitas na sequência da colocação do cartaz satirizando o do PNR.O cartaz foi removido 6ª feira, feriado, por ordem do vereador António Prôa do PSD, por falta de autorização legal. O Bloco de Esquerda protestou por a maioria da CML se ter manifestado "extraordinariamente célere" a retirar o cartaz e manter "uma espantosa complacência no que diz respeito à mensagem contida no outdoor do PNR". Ricardo Araújo Pereira será ouvido na 2ª feira pela polícia, na sequência das ameaças feitas em fóruns da extrema direita contra os quatro elementos dos Gato Fedorento. O humorista revelou ao DN que não é a primeira vez que recebem ameaças. Segundo o Correio da Manhã, para além da PSP também a Direcção Central de Combate ao Banditismo da PJ está a investigar as ameaças.
Entretanto, o cartaz dos Gato Fedorento só esteve na Praça Marquês Pombal um dia, pois a Câmara Municipal mandou retirá-lo no dia feriado, 6ª feira, por falta de licença. Uma nota do gabinete do vereador António Prôa do PSD refere que, a "ausência de pedido de licenciamento inviabilizou a notificação aos infractores para procederem voluntariamente à remoção do cartaz".
O Bloco de Esquerda, em nota de imprensa do seu gabinete municipal, protestou contra a retirada do cartaz. O BE refere que: "Ao remover o outdoor dos Gato Fedorento, a CML revela uma inusitada intransigência legalista, atitude inversa à assumida na nomeação de um administrador para a EPUL, sem que previamente averiguasse a sua compatibilidade." E conclui: "Estes dois pesos e duas medidas que o Executivo Camarário mantém na edilidade devem ser reprovados e têm o repúdio por parte do Bloco de Esquerda".

Cartaz do PNR: Será que o verniz só estalou agora?

O cartaz do PNR contra os imigrantes é apenas a última etapa de muitas outras já percorridas no culminar de uma estratégia política de há muito traçada pela extrema-direita. O PNR veio não só para recuperar e ressuscitar o legado do salazarismo, mas, mais grave ainda, para reconstruir e recompor os grupos neonazis desestruturados pela dissolução do Movimento de Acção Nacional (cujos crimes o Tribunal Constitucional se recusou a condenar) após os assassinatos de Zé Carvalho e de Alcindo Monteiro, proporcionando-lhes assim uma plataforma de legitimação e de expressão política.
Por Mamadou Ba, do SOS Racismo
Clicar para Ler mais...

02 abril 2007

Parabéns Bloco de Esquerda!

Vídeo: oito anos do Bloco de Esquerda

Veja o vídeo com uma selecção de imagens dos primeiros anos e das primeiras campanhas do Bloco de Esquerda, exibido na festa realizada sábado 24 de Março na Caixa Económica Operária, em Lisboa.

Parabéns Bloco de Esquerda!


Manifestação dos Jovens contra a precariedade!

Sete mil na rua contra a Precariedade!

28-Mar-2007

Sete mil jovens manifestaram-se ontem contra a precariedade, desfilando do Rossio até à Assembleia da República. Ferroviários, psicólogos, enfermeiros, professores, trabalhadores do têxtil, estudantes, vindos de todo o país, entoaram palavras de ordem contra Sócrates e o Governo, exigindo o direito ao emprego com direitos. O líder da CGTP, Carvalho da Silva, juntou-se ao protesto e considerou que a precariedade «não é uma realidade nova mas sim um retrocesso aos tempos do antigamente», apelando aos jovens para que se organizem e lutem, pois só dessa forma «poderão conquistar direitos».

A manifestação decorreu no mesmo dia em que o Partido Socialista fez aprovar na Comissão de Trabalho da Assembleia da República um projecto-lei sobre trabalho temporário que acaba com o limite mínimo de trabalhadores com vínculo efectivo às empresas de trabalho temporário». Mariana Aiveca, que se juntou aos manifestantes no momento em que estes chegavam à Assembleia da República afirmou que a lei do partido socialista vai "eternizar o regabofe e o trabalho sem direitos". Célia Lopes, da Interjovem afirmou que esta foi a «maior manifestação de sempre de jovens trabalhadores em Portugal» e defendeu que a «a cada posto de trabalho permanente deve corresponder um contrato de trabalho efectivo».

Louça avisa Jardim "acabou-se a farra"

Cerca de quinhentas pessoas encheram o restaurante que acolheu o jantar de inauguração da campanha bloquista na Madeira. Francisco Louçã dirigiu duras críticas a Alberto João Jardim, aconselhando-o a «avisar a rapaziada que a farra acabou». O deputado do BE referia-se à votação na Assembleia da República da extensão da lei das incompatibilidades à Madeira, no próximo dia 11 de Abril. «A Madeira é a única região do país em que um deputado pode ser eleito e aprovar no parlamento obras que ele próprio executará», lembrou Louçã, acrescentando que «esta vergonha tem de acabar». Paulo Martins, o cabeça de lista do BE nas eleições que se realizam a 6 de Maio, declarou que «o regime político na Madeira está podre e no parlamento mandam os empreiteiros e não os deputados».

Falta uma pessoa...TU!

O Bloco de Esquerda é a esquerda socialista e popular. Defende políticas claras, prioritárias na resposta à urgência social. Essas políticas são um compromisso. O Bloco assume sempre a responsabilidade de defender estas políticas, não participando nem estabelecendo acordos programáticos com governos constituídos em bases contrárias a este compromisso. Nos últimos sete anos, o Bloco de Esquerda afirmou-se como a esquerda de confiança, a oposição coerente a todas as políticas liberais.

25 fevereiro 2007

Homenagem a Zeca foi um sucesso!

No passado dia 23 de Fevereiro, o café Central, foi palco de uma grande Homenagem a José Afonso. Esta iniciativa foi um sucesso, pois foi pequeno o café para tanta gente anónima que quis prestar homenagem a Zeca. Cerca de 60 pessoas assistiram à tertúlia e ao concerto!


Os Feiticeiros de Hors de Celorico da Beira, interpretaram música de Zeca num espectáculo memorável de mais de 4 horas.

Dr. António José de Almeida recordou a vida e obra de Zeca Afonso:



Dr. Alípio de Melo relatou-nos as vivências que Zeca lhe deixou nos tempos de estudantes em Coimbra:

Obrigado a todos os que ajudaram na organização desta homenagem!