30 dezembro 2007
22 dezembro 2007
José Soeiro denuncia violência da praxe
José Soeiro, o novo deputado do BE, denunciou na AR os casos de violência nas praxes universitárias, elencando vários casos de pessoas mortas e feridas na sequência de actos de humilhação dos novos alunos das universidades. Defendeu a importância do apoio psicológico e jurídico às vítimas da praxe e o fim do encobrimento das agressões por parte das escolas. "O Estado de direito não pode ficar à porta da universidade", concluiu.
Bloco chama Ministra da Educação ao Parlamento
Ler mais...
Bloco vai apresentar lei contra aumento de propinas de mestrado
Ler mais...
19 outubro 2007
Conferência de Jovens do Bloco já tem boletim de debate
08 outubro 2007
Batasuna: detenção de militantes é "declaração de guerra"
Ler mais...
Dossier Che Guevara
27 setembro 2007
Ensino Superior: petição pelo alargamento do prazo de discussão do RJIES
Artigo de Opinião
Acta secreta revela que guerra do Iraque já estava decidida um mês antes
24 setembro 2007
Louçã: Sócrates é porteiro dos grandes negócios
Ler mais...
Grã-Bretanha tem plutónio para 17000 bombas nucleares
Ler mais...
23 setembro 2007
1435 IVG em dois Meses
Ler mais...
"Só a Luta vence o abuso"
04 setembro 2007
Principal partido suiço faz campanha xenófoba
O Partido do Povo, a principal formação política da Suiça, iniciou uma campanha xenófoba pela expulsão de famílias inteiras de imigrantes que tenham feito declarações falsas ao Estado para obter mais benefícios, ou cujos filhos tenham sido condenados por crimes violentos ou relacionados com drogas. Utilizando como imagem gráfica um cartaz com uma ovelha negra a ser expulsa por várias ovelhas brancas, o Partido do Povo pretende recolher 100 mil assinaturas para referendar esta questão. A ser aprovada, seria uma lei única na Europa. Os activistas anti-racistas avisam que se trata de uma cópia de uma lei Nazi que obrigava todos os familiares de uma pessoa a serem condenados pelo mesmo crime.
Ler mais...
02 setembro 2007
Cobertura do Fórum "Socialismo 2007"
01 setembro 2007
Artigo de opinião
Guerra e o Médio-Oriente na abertura do Socialismo 2007
Ler mais...
31 agosto 2007
Balanço possitivo no fim do 4ºAcampamento
Louçã acusa governo de querer endividar estudantes pobres
Há mais de 50 mil licenciados no desemprego
11 agosto 2007
Jornal de Verão do Bloco
Artigo de opinião
08 agosto 2007
Artigo de Opinião
Ler Mais
(Miguel Portas)
06 agosto 2007
IV Acampamento Nacional d@s Jovens BE
Este será um espaço revolucionário, aberto a tod@s, sejam ou não do Bloco. Um lugar privilegiado para pôr em comum experiências contra a corrente, exercer o direito a sonho e trocar ideias para mudar a vida.
Um espaço com Debates, workshops, Filmes, animação e concertos… o IV acampamento é um momento de liberdade, autonomia, discussão, convívio e construção de alternativas. Num espaço autogerido, participado e construído por cada um, vamos em conjunto ensaiar uma cidade para todos, feita por todos, para um outro mundo ser possível.
Durante os 3 dias, várias ideias estarão em debate: dia 18, “Para que servem os colectivos de estudantes?”, “Educação Sexual,” “Cimeira EU-África e G8”e no dia 19, ”Alterações climáticas”, “E tu, FERVES?”, “Media e informação alternativa”.
Com os nossos cumprimentos,
Aos, 6 de Agosto de 2007
P´lo Núcleo d@s Jovens do BE do Distrito da Guarda
Marco Loureiro
02 agosto 2007
Socialismo 2007 - Folheto
22 julho 2007
Louçã: O Governo onde manda, manda o pior autoritarismo
19 julho 2007
Artigos de Opinião
Dívidas da CMG às freguesias
Um documento do Departamento Financeiro, datado de 19 de Maio de 2006, revelava que a dívida era superior a pouco mais de três milhões de euros, menos 400 mil euros que em Dezembro de 2005.
O vice presidente, admitiu não ser ainda possível quantificar o montante global em dívida porque o Gabinete de Apoio às Freguesias, juntamente com o Departamento de Obras Municipais, estão a analisar os acordos celebrados.
«Não haverá cativação de verbas, mas as Juntas terão que recorrer cada vez mais a formas alternativas de financiamento, porque a autarquia vai transferir verbas à medida das suas capacidades financeiras. E para transferir é preciso haver verbas», avisou. De resto, recordou que os serviços têm apoiado as Juntas na procura de outros financiamentos e a fazer candidaturas.
Ou seja, quem quiser realizar obras tem de procurar financiamento pois os cofres da Câmara já há muito que não apoiam as obras nas freguesias.
Só que, enquanto há ainda freguesias sem abastecimento de água e sem saneamento básico, dinheiro para festas e festinhas não falta.
É disto que o meu povo gosta!!!!
Pobres mas alegres, parece ser o lema da autarquia!!!!
11 julho 2007
Jornal ESQUERDA, edição de Julho
Neste número: Entrevista com José Sá Fernandes; Vª Convenção do Bloco de Esquerda; Divórcio: o debate começou só; 100 anos de lutas, o outro lado da CUF ; Greve geral: ameaças, participação e oportunidade; Canábis, loucura, morte?; Trabalho e globalização - Primavera liberal, artigo sobre os relatórios de Primavera da FMI e do Banco de Portugal; No Global: Rostock, 80 mil contra 8; Rostock, cimeira alternativa ;Europa minimal; Entrevista com Helmut Scholz, do partido "A esquerda" (Die linke) da Alemanha
Esquerda 21 (clique no link para aceder ao pdf)
10 julho 2007
Geração dos 500 euros
Ler mais...
09 julho 2007
Vem aí o IV Acampamento Nacional d@s Jovens
15 a 19 de AGOSTO 2007
S.Gião (Serra da Estrela)
PREPARAD@ PARA MUITA ANIMAÇÃO?
MARCA JÁ NA TUA AGENDA...
DEBATES
drogas, habitação, educação, trabalho, sexualidades,
ecologia, internacionalismo, entre muitos outros...
WORKSHOPS
FESTAS
ESPAÇOS TEMÁTICOS
ANIMAÇÃO
FILMES
CONCERTOS
LIBERDADE!
06 julho 2007
Novos caminhos para a Educação
28 junho 2007
Marcha do orgulho gay: igualdade para todos
Socialismo 2007 - apresentação
No fim de semana de 1 e 2 de Setembro, o Bloco organiza a iniciativa SOCIALISMO 2007, um Fórum de ideias que irá incluir debates e workshops sobre política, ciências, artes, etc. Um espaço de reflexão e convívio para o qual todas e todos estão convidados. Com várias sessões a decorrer em simultâneo, ao todo são mais de 30 debates e oficinas com temas relacionados com América Latina, Ambiente, Cinema, Dança, Economia Política, Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Música, Religiões, Trabalho e Classes Sociais. Aceda a cartaz em pdf
Ler Mais...
Jornadas das alterações do clima
Ler Mais...
Ensino Superior: Movimento Parar a Lei
O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)é debatido e votado hoje na Assembleia da República, ao mesmo tempo que estudantes e representantes dos professores se concentram em protesto à porta do parlamento.
Entre outros pontos, os estudantes consideram que a proposta de diploma levará à privatização e elitização do Ensino Superior, retirando poder aos alunos e dificultando a sua participação na vida académica. Também os reitores e professores contestam a passagem das universidades a fundações de direito provao e o fim da eleição do Reitor pela comunidade académica.
Ontem, os estudantes do Norte e centro do País viajaram em diversos autocarros e carros até Lisboa, pela auto-estrada A1, em marcha lenta, e pagaram a portagem, em Alverca, com moedas de 1 cêntimo, como forma de protesto, provocando um engarrafamento no local. Também o Movimento "Parar a Lei" que reúne estudantes, professores, investigadores e funcionários, entregou uma petição na Assembleia da República com mais de 5 mil assinaturas.Os Reitores reuniram-se com o Presidente da República, apelando para um eventual pedido de fiscalização da constitucionalidade do diploma. "O reitor não deve ser considerado o quadro superior da empresa, nem um chefe de divisão. Não deve portanto ser seleccionado por um concurso público como se se tratasse de um quadro de empresa. É um órgão de governo. Este novo processo retira o poder político que o reitor deve ter para poder conduzir a universidade", afirmou Seabra Santos à Lusa.
A Comissão de Educação, Ciência e Cultura discutiu ontem o calendário de discussão e votação da proposta do Governo, tendo o debate sido dominado pelas críticas dos partidos da oposição à "pressa" com que o Governo quer fazer passar o diploma, nomeadamente antes do final do ano parlamentar (20 de Julho). O próprio Presidente da Comissão, António José Seguro, admitiu "que o momento não é adequado para debater uma questão como esta", apesar de a AR dever ter uma "atitude de cooperação institucional" com o Governo. O calendário de discussão, que ainda não está fechado, prevê audições dos interessados a 9 de Julho e a discussão na especialidade a 17 de Julho. Para Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, esta proposta é "inconcebível e inaceitável" e inviabiliza "o debate profundo e alargado" que o documento deve ter.
12 junho 2007
Coimbra: cordão humano contra aumento de propinas
Segundo Laurindo Filho, presidente da associação de estudantes da ESEC, o Conselho de Gestão do Politécnico de Coimbra anunciou em Abril a intenção de aumentar as propinas para 750 euros, mas o Conselho Geral do Instituto, num parecer não vinculativo, "chumbou" a pretensão de estabelecer uma propina única para todas as escolas da instituição.
Além do cordão humano, os estudantes da Escola Superior de Educação afixaram faixas negras em redor da escola - em sinal de luto académico - e estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado contra o aumento das propinas.
O cordão humano serviu ainda de protesto contra o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pelo Conselho de Ministros. Para Laurindo Filho, este regime "retira aos alunos a participação nos órgãos da escola".
Para o início do próximo ano lectivo, estão previstas novas formas de luta, que pode chegar ao encerramento da escola.
06 junho 2007
16 maio 2007
5ª Convenção Nacional do BE (Debates nº2)
Afeganistão: BE exige retirada das tropas portuguesas
Ler mais...
Movimento Cívico "PAREM O PNR"
Video da Manifestação pela legalização da cannabis
25 abril 2007
Viva o 25 de Abril! Viva a liberdade!
A voz da revolução: Grândola Vila Morena
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
"Zeca Afonso"
08 abril 2007
Extrema Direita ameaça Gato Fedorento
Entretanto, o cartaz dos Gato Fedorento só esteve na Praça Marquês Pombal um dia, pois a Câmara Municipal mandou retirá-lo no dia feriado, 6ª feira, por falta de licença. Uma nota do gabinete do vereador António Prôa do PSD refere que, a "ausência de pedido de licenciamento inviabilizou a notificação aos infractores para procederem voluntariamente à remoção do cartaz".
O Bloco de Esquerda, em nota de imprensa do seu gabinete municipal, protestou contra a retirada do cartaz. O BE refere que: "Ao remover o outdoor dos Gato Fedorento, a CML revela uma inusitada intransigência legalista, atitude inversa à assumida na nomeação de um administrador para a EPUL, sem que previamente averiguasse a sua compatibilidade." E conclui: "Estes dois pesos e duas medidas que o Executivo Camarário mantém na edilidade devem ser reprovados e têm o repúdio por parte do Bloco de Esquerda".
Cartaz do PNR: Será que o verniz só estalou agora?
02 abril 2007
Parabéns Bloco de Esquerda!
Sete mil na rua contra a Precariedade!
A manifestação decorreu no mesmo dia em que o Partido Socialista fez aprovar na Comissão de Trabalho da Assembleia da República um projecto-lei sobre trabalho temporário que acaba com o limite mínimo de trabalhadores com vínculo efectivo às empresas de trabalho temporário». Mariana Aiveca, que se juntou aos manifestantes no momento em que estes chegavam à Assembleia da República afirmou que a lei do partido socialista vai "eternizar o regabofe e o trabalho sem direitos". Célia Lopes, da Interjovem afirmou que esta foi a «maior manifestação de sempre de jovens trabalhadores em Portugal» e defendeu que a «a cada posto de trabalho permanente deve corresponder um contrato de trabalho efectivo».
Louça avisa Jardim "acabou-se a farra"
Falta uma pessoa...TU!
25 fevereiro 2007
Homenagem a Zeca foi um sucesso!
Os Feiticeiros de Hors de Celorico da Beira, interpretaram música de Zeca num espectáculo memorável de mais de 4 horas.
Dr. António José de Almeida recordou a vida e obra de Zeca Afonso:
Dr. Alípio de Melo relatou-nos as vivências que Zeca lhe deixou nos tempos de estudantes em Coimbra: