
Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com
José Soeiro, o novo deputado do BE, denunciou na AR os casos de violência nas praxes universitárias, elencando vários casos de pessoas mortas e feridas na sequência de actos de humilhação dos novos alunos das universidades. Defendeu a importância do apoio psicológico e jurídico às vítimas da praxe e o fim do encobrimento das agressões por parte das escolas. "O Estado de direito não pode ficar à porta da universidade", concluiu.
Afinal não são apenas as Escolas Privadas que seleccionam alunos em função das notas e da classe social. Um estudo promovido por investigadores do ISCTE, publicado no JN, mostra que há escolas públicas que recusam matrículas de alunos "mais problemáticos" e outras que se tornam em "guetos de exclusão". O Bloco de Esquerda considera estas condutas inconstitucionais e já chamou a Ministra da Educação ao parlamento, "num momento em que a divulgação dos rankings pode conduzir ao aumento destas práticas".
Num debate com estudantes do Politécnico de Bragança, Francisco Louçã anunciou que o Bloco está a preparar uma iniciativa legislativa para evitar o disparar dos preços das propinas de mestrado, que o processo de Bolonha tornou no segundo ciclo do ensino superior, ao fim de três anos de licenciatura. O Bloco quer que as novas propinas não possam ultrapassar o preço das propinas de licenciatura.
