31 agosto 2007

Balanço possitivo no fim do 4ºAcampamento

Chegar, pôr em comum, arriscar. Pensar, criticar, descobrir. Ver, ouvir, refletir. Tocar, sentir, libertar. Criar, dançar, exprimir. Partilhar, subverter, protestar. Construir, mudar, saber. Conhecer, agir, transformar. Ensaiar, insistir, experimentar. ACAMPAR.
Nota: Podes ver todas as fotos na nossa Galeria

Nasceu em São Gião, de 17 a 19 de Agosto um pequeno novo MUNDO. Militantes e simpatizantes do Bloco, montaram as tendas num espaço único. Com debates, workshops, festas, teatro, dança, música e muito convívio e imaginação, este acampamento foi o ensaio de um mundo tal como o queremos: um mundo mais justo, mais sensível, mais livre! Um mundo que é NOSSO, onde as discriminações e os preconceitos são deixados à porta. Um lugar construído em conjunto, no qual todos desempenhamos um papel.

Louçã acusa governo de querer endividar estudantes pobres

Francisco Louçã criticou em Olhão os empréstimos bancários que o governo anunciou para financiar os estudos dos alunos das Universidades portuguesas, considerando que se trata de mais um favor feito à banca à custa das famílias mais desfavorecidas, que são as que necessitam de recorrer aos empréstimos. Depois de generalizar o pagamento de propinas para um serviço que devia ser gratuito, o governo propõe agora que os estudantes se endividem durante os estudos, começando a vida profissional com altos compromissos financeiros perante a banca.

Há mais de 50 mil licenciados no desemprego

No Comício do Bloco de Esquerda em Portimão, na passada sexta-feira, Cecília Honório lembrou que 15% dos jovens estão desempregados e que mais de 50 mil licenciados não têm emprego. A dirigente do Bloco afirmou que os anunciados empréstimos aos estudantes podem endividar as famílias e são um sinal da progressiva privatização do ensino que o Governo tem em marcha. Sobre o veto de Cavaco Silva à lei sobre responsabilidade civil extra-contratual do Estado, Francisco Louçã defendeu que os objectivos da lei devem ser mantidos e que não devem ser motivos de ordem orçamental a limitar os direitos dos cidadãos perante o Estado.
Leia a notícia aqui.

11 agosto 2007

Jornal de Verão do Bloco

A receita do governo Sócrates é comer e calar é o título do jornal de Verão do Bloco de Esquerda. Nele são divulgadas duas iniciativas do Bloco: as jornadas sobre as alterações climáticas e socialismo 2007. No jornal pode também ler "listas de espera para cirurgia são uma vergonha" e cinco propostas do BE sobre a saúde.No jornal de Verão, é publicado ainda um artigo de Miguel Portas sobre a presidência portuguesa da União Europeia: "Sem ondas".
Clique para aceder ao jornal de Verão em pdf

Artigo de opinião

Os augúrios de Marcelo Rebelo de Sousa para o governo de 2009
O professor Marcelo Rebelo de Sousa é uma das únicas pessoas neste país que é ao mesmo tempo uma instituição. Acarinhamos os seus gestos, a sua intriga, a sua maledicência, as suas insinuações, como os seus raciocínios e informações. Habituámo-nos a ele, é tudo.Por isso, os seus leitores e leitoras sabem bem que o desejo se confunde muitas vezes com a realidade, e que a manobra contamina a política. Um exemplo recente é a nota de Rebelo de Sousa acerca do acordo entre José Sá Fernandes e António Costa na Câmara de Lisboa. Escreve Rebelo de Sousa, no Sol, que ou Sá Fernandes vai infernizar a vida ao presidente da Câmara, ou tudo isto é um ensaio para um futuro governo Sócrates-Louçã em 2009. Ler Mais
(Francisco Louçã)

08 agosto 2007

Artigo de Opinião

2009 de sua Graça...
"O acordo assinado na CML tem que ser lido como um primeiro passo para a entrada do BE na área governativa - o sonho há muito acalentado por Miguel Portas, Louçã e Fazenda", garante a Política Operária em texto que o Público divulga. Há muito, mais precisamente desde que o Bloco nasceu, que Francisco Martins Rodrigues prevê o "inevitável". E há oito anos que a previsão se engana. Agora insiste. E assim o continuará a fazer pelos anos vindouros. Sem novidade, portanto. Uma só dúvida assalta o meu espírito: a palavra "sonho". Se este é o que a presciente Política Operária descreve, porque haveríamos de andar a "perder tempo" no BE?...

Ler Mais

(Miguel Portas)

06 agosto 2007

IV Acampamento Nacional d@s Jovens BE

Comunicado
De 17 a 19 de Agosto de 2007, vai realizar-se o IV Acampamento Nacional d@s Jovens do BE, em S. Gião (Serra da Estrela) voltando assim para a Beira Interior.
Este será um espaço revolucionário, aberto a tod@s, sejam ou não do Bloco. Um lugar privilegiado para pôr em comum experiências contra a corrente, exercer o direito a sonho e trocar ideias para mudar a vida.

Um espaço com Debates, workshops, Filmes, animação e concertos… o IV acampamento é um momento de liberdade, autonomia, discussão, convívio e construção de alternativas. Num espaço autogerido, participado e construído por cada um, vamos em conjunto ensaiar uma cidade para todos, feita por todos, para um outro mundo ser possível.

Durante os 3 dias, várias ideias estarão em debate: dia 18, “Para que servem os colectivos de estudantes?”, “Educação Sexual,” “Cimeira EU-África e G8”e no dia 19, ”Alterações climáticas”, “E tu, FERVES?”, “Media e informação alternativa”.
Além disso vamos dar lugar à nossa expressividade e criatividade rebelde, através das artes circenses, dos ritmos e percussões, do teatro ou das artes murais.
Preço: 30€ com direito a transporte, alimentação e participação nas diversas actividades.
Inscrições até dia 12 de Agosto para jovens_be_guarda@hotmail.com


Com os nossos cumprimentos,

Aos, 6 de Agosto de 2007
P´lo Núcleo d@s Jovens do BE do Distrito da Guarda
Marco Loureiro

02 agosto 2007

Socialismo 2007 - Folheto

O Bloco de Esquerda organiza a iniciativa Socialismo 2007, um Fórum de
ideias com debates e workshops, que terá a sessão de abertura a 31 de Agosto às 21 h e decorrerá nos dias 1 e 2 de Setembro. Aqui pode aceder
(clicando no link ou na imagem) ao folheto, que divulga o programa, os
participantes e tem também uma ficha de inscrição.
Contacte para o e-mail socialismo2007@esquerda.net